CONEXÃO IF – Faça um breve relato de sua trajetória profissional ante do IF.
ELIAS RODRIGUES – Minha vida profissional teve início como menor aprendiz com contrato temporário no Banco do Brasil e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Em seguida atuei como professor de Matemática na rede estadual de educação de Minas Gerais. Na Prefeitura Municipal de Arinos fui Chefe de Compras e também Secretário de Fazenda. Como servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Buritis exerci o cargo de Analista de Controle Interno e Secretário de Finanças. Na cidade de Unaí, prestei serviços como Assessor em Projetos na Prefeitura Municipal. Em vários outros órgãos elaborei e executei projetos para o desenvolvimento nas regiões Noroeste e Norte do Estado de Minas Gerais e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF).
CONEXÃO IF – Como foi sua vinda para o IF e sua atuação profissional ?
ELIAS RODRIGUES – Com a política de expansão da rede federal a partir do ano de 2006 participei como responsável técnico do projeto de Unidade de Ensino Descentralizada – UNED visando a implantação do Campus Arinos nos termos do edital SETEC/MEC 001/2007.
Em 2009, através de concurso público ingressei no IFNMG no cargo de professor da área de Administração. Em seguida ocupei os seguintes cargos/funções: 1) Professor Especialista em diversos cursos sempre interagindo com a comunidade e o mundo produtivo; 2) Diretor de Administração – DAP; 3) Diretor Geral Pró-Tempore; 4) Diretor Geral eleito com mandato de 2016 a 2020.
Ainda no IFNMG participei da comissão de elaboração do Regulamento para o Processo de avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão Reconhecimento de Saberes e Competências – RSC; ATUEI COMO representante de diretores gerais no fórum da rede federal de ensino para elaboração de diretrizes gerais de enfrentamento ao novo coronavirus com publicação de protocolo de biossegurança e como PRESIDENTE DA COMISSÃO AUTARQUICA DO IFNMG para elaboração plano de contingência do IFNMG (RETORNO AS AULAS) DE FORMA REMOTA (NÃO PRESENCIAIS) durante o estado de emergência de saúde, elaborei e executei projetos de fortalecimento de parcerias com outras instituições na captação de recursos em convênios de cooperação financeira junto à Fundação Banco do Brasil – FBB; Projeto Empreender para Crescer em parceria com a Associação Comercial e Industrial- ACIA, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – SICOOB e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Participei ainda de projetos de articulação institucional com os arranjos produtivos locais (compartilhamento) por meio de processos agroindustriais junto à Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária – COPABASE.
Estive presente também no Projeto Oficina de Criação Literária baseado na arte de Guimarães Rosa em parceria com a Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Urucuia – ADISVRU. Elaborei e prestei assistência ao Projeto Noroeste Empreendedor e Liderança para o Desenvolvimento Regional em parceria com o Consórcio de Saúde e Desenvolvimento do Vale do Noroeste de Minas – CONVALES e SEBRAE do Estado de Minas Gerais. Assisti também a implantação de núcleos do Programa Segundo Tempo, Praça de Esportes e Cultura vinculados à Secretaria Nacional de Esporte Educacional no Ministério do Esporte.
Fui coadjuvante na criação de convênio de cooperação técnica junto às prefeituras municipais; Projeto Mais Cultura; Programa Ciência na Escola nas regiões Norte, Noroeste, Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM e o IFNMG. Atuei na coordenação do Plano de Contingência do Campus Arinos do IFNMG e do Plano da Rede Federal e no projeto IF Maker/2020, dentre outros.
CONEXÃO IF – Durante os últimos sete anos de sua gestão, quais foram as obras executadas?
ELIAS RODRIGUES – Durante minha gestão realizei várias obras de suma importância para o aprimoramento do nosso trabalho no campus. Podem ser assim elencadas: 1) Construção de: meio-fio; calçadas internas; quadra de esportes; almoxarifado; bloco II para o ensino técnico; auditório para eventos com capacidade para XX pessoas; Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – CDTI; Complexo Esportivo e Cultural; Complexo Educacional destinado ao ensino superior; Centro de Convivência e pavimentação asfáltica; 2) Reforma e ampliação de prédios para o ensino técnico; NAEC; refeitório; moradia estudantil; campo de futebol e ginásio. 3) Aquisição de equipamentos para laboratórios, salas de aulas e espaços administrativos.
CONEXÃO IF – De acordo com o planejamento do Campus Arinos e as oportunidades da Rede Federal, quais os desafios futuros para as áreas de assistência estudantil, possibilidades de criação de novos cursos, investimentos em ensino, pesquisa e extensão e EaD?
ELIAS RODRIGUES – A assistência aos estudantes torna-se imprescindível que firmemos como política de estado realmente comprometida com os reais interesses e suas necessidades na perspectiva do direito social, valorizando sua construção em princípios democráticos a fim de se alcançar uma política mais eficaz.
Quanto à criação de novos cursos pretendemos aprimorar e qualificar os cursos já implantados e desejamos ofertar cursos de excelência, de acordo com o Plano de Desenvolvimento do Campus – PDC e liberação de vagas de constantes da portaria SETEC-MEC 246/2016, visando a implantação futura dos cursos técnicos integrado em Administração, Agropecuária em regime de alternância; cursos superiores de Engenharia Civil e licenciaturas, além de especialização e mestrado em Administração e Gestão Ambiental.
Na área de Ensino, Pesquisa e Extensão vamos consolidar a educação emancipadora e de referência a nível regional nas ações de ensino, pesquisa aplicada, inovação tecnológica e empreendedorismo através da difusão do conhecimento no âmbito interdisciplinar.
Além disso, por intermédio das ações do CDTI esperamos orientação quanto à formação de parcerias, transferência de tecnologia e inovação.Em relação à EaD, que é a forma mais rápida de chegar com as ações do IFNMG em todos os municípios da nossa região de abrangência, é importante aprimorarmos nosso trabalho a fim de atender às necessidades por formação para que esta se torne cada vez mais uma política pública fortalecida.
Torna-se necessária a existência de políticas públicas para que todos os interessados tenham oportunidades iguais. Um curso a distância exige do aluno o exercício da autonomia. A EaD é uma ótima oportunidade para as pessoas construírem sem próprio conhecimento.
Leave a Reply