OLIVEIRA-FILHO, Elias Rodrigues; Doutor em Desenvolvimento Regional - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Arinos - Minas Gerais / Brasil. E-mail: < elias.rodrigues@ifnmg.edu.br> SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da; Doutor em Geografia. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor titular do Departamento de História e Geografia da UNISC. Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul / Brasil. E-mail: .

Resumo: No Brasil, no início de 2020 a perspectiva do mercado era de recuperação econômica dos efeitos das crises interna e internacional, mas a pandemia do novo coronavírus ultrapassou fronteiras e atingiu vários setores produtivos, acentuando os problemas de empresas e principalmente as finanças dos Estados e municípios.

No enfrentamento da crise a cooperação intermunicipal através dos consórcios públicos contribui na redução dos efeitos negativos, fortalece estratégias e pode propor novos modelos de desenvolvimento regional. Neste contexto, este artigo tem por objetivo apresentar a cooperação entre municípios de Minas Gerais, através da constituição do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (CONVALES). Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. A partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que o CONVALES, apesar das crises política, econômica (nacional) e do novo coronavírus (global), tem desenvolvido ações que prom melhorias significativas para a população dos municípios membros, especialmente no setor de saúde. Palavras-chave: Crises. Cooperação. Intermunicipal.