Os estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos, Rameson Durães, Kaio Eduardo Pires Alvares e Victor Bernardes Ferrigolo, participaram da etapa final da 9º edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), no Campus Foz do Iguaçu do IFPR. Orientados pelo professor Dr. Ronan Valadares Santana, os discentes conquistaram o 10º lugar geral na competição, sendo a melhor equipe de Minas Gerais.
 
A OBAP este ano contou a com a participação de 2900 alunos de 133 instituições de ensino públicas e privadas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Moçambique e Timor Leste. No Campus Arinos, a preparação da equipe contou ainda com a ajuda do Técnico em Agropecuária José Francisco Teixeira Pitangui, da acadêmica do curso de Tecnologia em Produção de Grãos Jéssica Lorrane e dos professores Lais Lorena e Alisson Macendo.
 
A OBAP é uma competição científica internacional destinada aos alunos do ensino médio do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. O objetivo da competição é incentivar a participação em atividades de iniciação científica e produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração. Segundo o professor Ronan, isso confirma mais uma vez a excelência do ensino de Ciências Agrárias no Campus Arinos e a importância de se intensificar a associação das habilidades práticas ao conhecimento, reforçando, assim, a relevância da agropecuária para o país, como uma das grandes áreas que sustentam a economia.